O Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira o novo Piscinão RM-19, conhecido como Piscinão Jaboticabal, uma das maiores obras de combate a enchentes da Região Metropolitana. A estrutura vai beneficiar diretamente os municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a capital paulista, em uma área de até 100 quilômetros quadrados.
O reservatório foi construído com investimento de R$ 467 milhões do Governo de São Paulo, por meio da SP Águas, e chega a R$ 573 milhões quando consideradas as desapropriações necessárias. O objetivo é reduzir os impactos das cheias, especialmente durante o período de chuvas intensas.
O piscinão terá capacidade para armazenar até 900 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 360 piscinas olímpicas. A obra liga o Córrego Jaboticabal, próximo à Rodovia Anchieta, ao Ribeirão dos Meninos.
A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, além de deputados estaduais, secretários e outras autoridades regionais.
