O Smart Mogi, programa de segurança de monitoramento por câmeras da Prefeitura de Mogi das Cruzes, auxiliou a GCM a prender dois procurados pela Justiça neste final de semana. Em outra ocorrência, o aplicativo SOS Mulher Mogiana auxiliou na prisão de um homem acusado de desrespeito à medida protetiva em favor da ex-mulher.
Na noite de sexta-feira (19/12), as câmeras com reconhecimento facial do Smart Mogi reconheceu um homem que era procurado pela Justiça por tráfico de drogas. O Centro de Operações Integradas (COI) acionou uma equipe da GCM que abordou o suspeito e o encaminhou à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e ele permaneceu preso e à disposição da Justiça.
Na manhã de sábado (20/12), o sistema de leitura de placas do Smart Mogi identificou a passagem de um veículo cujo proprietário possuía mandado de prisão em aberto por lesão corporal e porte de entorpecente. A equipe do COI acionou as viaturas que faziam patrulhamento na região, que conseguiram abordar o automóvel. O proprietário do veículo foi identificado e encaminhado para a Central de Flagrantes, permanecendo preso.
já no início da noite deste domingo (21/12), um homem foi preso por descumprimento de medida protetiva, na UPA de Jundiapeba. A mulher, que é assistida pela Guarda Civil Municipal, acionou o aplicativo SOS Mulher Mogiana para denunciar a presença do agressor.
Uma equipe da corporação foi encaminhada ao local e encontrou o agressor e a vítima na calçada da unidade. A mulher informou que o homem havia passado no local fazendo ofensas verbais e que, ao tentar se afastar em direção a um mercado próximo, ela foi seguida pelo acusado.
Com a constatação do descumprimento da ordem judicial, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Central de Flagrantes para o registro da ocorrência, permanecendo à disposição da Justiça.
A Guarda Civil Municipal atende a população 24 horas por dia pelo telefone 153. A ligação é gratuita.