Monitoramento com a Defesa Civil foca pontos críticos; 113 mm em 12h e 154 mm em 24h.
Após as fortes chuvas da noite de terça-feira (16), uma concessionária de energia mantém monitoramento contínuo em Ilhabela, em parceria com a Defesa Civil, para atuar em áreas com alagamentos e risco de deslizamentos. A cidade segue em estado de atenção. Na manhã desta quarta (17), ainda chovia. Os acumulados chegaram a 113 mm nas últimas 12 horas e 154 mm em 24 horas.
A distribuidora ativou plano especial de contingência, com aumento de equipes em campo e posicionamento estratégico de técnicos. O acompanhamento de boletins meteorológicos orienta a priorização de regiões com maior probabilidade de impacto, com o objetivo de reduzir interrupções e preservar a segurança da população.
Orientações de segurança: em caso de alagamento na residência, desligar o disjuntor no padrão de entrada; se o padrão estiver submerso, acionar a distribuidora para o desligamento do ramal. Não manusear aparelhos elétricos com mãos úmidas ou pés molhados. Não subir em postes ou estruturas da rede; a energia pode retornar sem aviso. Evitar áreas com risco de deslizamento e seguir as orientações da Defesa Civil. Em caso de fios caídos ou árvores sobre a rede, manter distância e comunicar a concessionária.