Operação mobilizou forças municipais e estaduais após assaltos na Baleia e em Juquehy.
Duas pessoas foram presas neste domingo (7/12) após uma operação que mobilizou Polícia Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil na Costa Sul de São Sebastião. Elas são suspeitas de participar do assalto a uma família na praia da Baleia, na tarde de sábado (6/12). A identificação e a detenção ocorreram menos de 24 horas após o crime.
Segundo a Secretaria de Segurança Urbana, o avanço da investigação ocorreu a partir das imagens e alertas do sistema Smart São Seba, que centraliza câmeras e recursos de análise em tempo real no Centro de Operações Integradas (COI). A tecnologia permitiu localizar movimentações consideradas suspeitas em um imóvel alugado, de onde o grupo teria saído para cometer um segundo roubo, na região de Juquehy.
O grupo tentou fugir após cruzar com uma viatura da Polícia Militar, iniciando perseguição que também contou com as equipes de motocicletas da Ronda Ostensiva (ROTAM) da Polícia Municipal. A ação terminou com a prisão de dois suspeitos em uma residência, onde, segundo a corporação, eles se preparavam para deixar o local. Uma arma, motocicletas e objetos de vítimas foram apreendidos.
Para o comandante da Polícia Municipal, André Maciel, a integração entre as forças facilitou a atuação rápida. Ele afirma que as equipes permaneceram em operação contínua desde o primeiro registro.
O prefeito Reinaldinho Moreira destacou o uso de tecnologia e o trabalho conjunto entre município e Estado como fatores determinantes para a resposta imediata, classificando a ação como parte da estratégia permanente de proteção a moradores e turistas.
Os detidos são moradores do Guarujá. Outros dois integrantes do grupo seguem procurados, e as buscas continuam na Costa Sul e regiões próximas.
A Prefeitura afirma que o monitoramento e as ações de patrulhamento seguem reforçados.