COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Litoral Norte » Ubatuba » UBATUBA E CARAGUATATUBA: TEMPORAL PROVOCA ALAGAMENTOS, QUEDAS DE ÁRVORES E TRANSBORDAMENTO DE RIO

UBATUBA E CARAGUATATUBA: TEMPORAL PROVOCA ALAGAMENTOS, QUEDAS DE ÁRVORES E TRANSBORDAMENTO DE RIO

Maiores impactos no Litoral Norte; duas escolas suspendem aulas em Ubatuba e uma família fica desalojada em Caraguatatuba

A chuva forte que atingiu o Litoral Norte entre a noite de domingo (23) e a madrugada desta segunda (24) provocou alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rio. Os municípios mais afetados foram Ubatuba e Caraguatatuba, que estavam sob alerta severo da Defesa Civil para risco de alagamentos e deslizamentos. Não há registro de feridos.

Em Ubatuba, o acumulado chegou a 180 mm em 24 horas no Tenório, com 150 mm na Estufa II e 148 mm no Araribá, os maiores índices do estado no período. Vias próximas à orla tiveram pontos de alagamento e duas escolas suspenderam as aulas no período da manhã: E.M. Prefeito Silvino Teixeira Leite (Marafunda) e E.M. Profª Altimira Silva Abirached (Itaguá). A direção reavaliaria a situação à tarde.

Em Caraguatatuba, o volume atingiu 122 mm em 24 horas, o segundo maior do estado, com ocorrências de alagamentos, árvores caídas e cabos de alta tensão rompidos. Um rio transbordou no bairro Aruan, desalojando uma família. A Defesa Civil municipal mantinha monitoramento e balanço em atualização.

Em São Sebastião e Ilhabela também houve chuva volumosa: 79 mm nas Cigarras e 74 mm na Barra Velha, respectivamente. O Cemaden reforça que acumulados acima de 100 mm já elevam o risco de deslizamentos e enxurradas, sobretudo com o solo encharcado.

A orientação das Defesas Civis é evitar áreas inundadas, não enfrentar lâminas d’água, redobrar atenção em encostas e acionar emergências pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros). Moradores em áreas de risco devem observar sinais como rachaduras no solo e portas emperradas e buscar local seguro ao primeiro indício de movimentação.