Operação especial vai de 18 de dezembro a 28 de fevereiro, com reforço de frota e horários para atender aumento de resíduos
Ubatuba adotará cronograma de verão para a coleta de lixo entre 18 de dezembro e 28 de fevereiro de 2026. A Ubalimp prevê salto de volume de cerca de 160 toneladas/dia para uma média entre 280 e 350 toneladas nos meses de maior movimento. Para absorver a demanda, a operação contará com 27 equipes em campo, seis compactadores adicionais, oito carretas para o transporte ao transbordo de Jambeiro e contratação de 50 coletores. A varrição de praias ganhará reforço de 16 profissionais.
A coleta diurna começa às 6h, de segunda a sábado, com atendimento diário em eixos do Norte ao Sul (Itamambuca, Félix, Prumirim, Barra Seca, Perequê-Mirim, Lázaro, Saco da Ribeira, Praia Dura, Fortaleza, Lagoinha, Sapé, Sertão da Quina, Maranduba, Caçandoca, Pulso, Tabatinga, Estufa II, Sesmaria e Sertão do Sérgio). Ruas de difícil acesso terão roteiro alternado: segundas, quartas e sextas (Ponta Grossa, Toninhas, Enseada, Santa Rita, Lázaro, Rio Escuro, Horto, Figueira e Pé da Serra) e terças, quintas e sábados (Casa da Farinha, Sertão do Ubatumirim, Aldeia Boa Vista, Cazanga, Pedreira, Ipiranguinha, Vale do Sol e adjacências).
A coleta noturna inicia às 18h, também de segunda a sábado, com frequência diária no Centro, Barra da Lagoa, Estufa I, Parque Vivamar, Itaguá, Acaraú, Tenório, Praia Vermelha do Centro, Cais do Porto, Praia Grande, Toninhas, Enseada, Santa Rita e Perequê-Açu. Bairros como Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Ressaca, Jardim Samambaia, Jardim Carolina e Marafunda recebem às segundas, quartas e sextas; Mato Dentro, Parque dos Ministérios, Ubatuba Country Club, Vila Azul, Park Hills, Morro das Moças, Ipiranguinha, Vale do Sol e Jardim Ipiranga às terças, quintas e sábados.
A orientação é acondicionar resíduos em sacos fechados, respeitar dias e horários e evitar descarte irregular, sobretudo em áreas de praia e trilhas.
