Sessão começa às 19h com curtas e depois Divertida Mente 2 entrada gratuita com opção de pedalar nas estações do evento
Caraguatatuba recebe neste sábado (15/11), às 19h, na Praça da Cultura, o Festival BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa produzida nas pedaladas do público. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser emitidos antecipadamente no link do evento. O público escolhe entre assistir nas cadeiras ou pedalar nas estações que alimentam a projeção, o som e a tela.
A estrutura conta com 16 pontos de geração: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar bikes trazidas pelos espectadores. A programação abre com curtas-metragens e, na sequência, exibe a animação Divertida Mente 2, da Disney Pixar. Todas as obras têm recursos de acessibilidade. Em caso de alta demanda, haverá revezamento nas bikes para que mais pessoas vivenciem a experiência.
Lançado no Brasil em 2024, o BikeCine já passou por mais de 30 cidades, com cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas. No circuito 2025, patrocinado pela EDP, o projeto contempla dez municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê. Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano, Caçapava, Biritiba Mirim e Taubaté já receberam o evento. Após Caraguatatuba, o roteiro segue para Pindamonhangaba, Lorena e Salesópolis.
Como funciona: em vez de consumir energia da rede, o BikeCine gera sua própria eletricidade. A potência necessária para inflar e manter a tela, projetar o filme e operar o sistema de som é produzida pelo movimento das pedaladas, convertido em energia elétrica. O consumo médio é de 2.500 watts por hora; cada ciclista gera cerca de 200 watts. Um painel indica, em tempo real, a carga disponível e a necessidade de intensificar o ritmo.
O festival une cinema, sustentabilidade e atividade física em formato colaborativo e inclusivo. A realização em Caraguatatuba conta com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado (ProAC), patrocínio da EDP, apoio do Governo Municipal e da Fundacc, com produção BikeCine.