A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria de Mogi das Cruzes segue realizando diariamente trabalhos de manutenção preventiva, para preparar a cidade para mais um período de chuvas. O objetivo é garantir um melhor escoamento das águas pluviais, minimizando assim as possibilidades de enchentes, alagamentos e os demais transtornos comumente trazidos por chuvas fortes.
Um dos trabalhos em andamento é a limpeza, seguida de nivelamento e cascalhamento de vias e estradas de terra. Na semana passada, foram beneficiadas a Estrada da Chácara Santo Ângelo e a rua Antônio Rosendo de Lima, no distrito de Quatinga.
Também seguem os serviços de limpeza e desassoreamento de rios e córregos da cidade. Está praticamente finalizado o desassoreamento do Ribeirão Ipiranga, um dos principais afluentes do rio Tietê, que recebe as obras em parceria com a SP Águas, do Governo do Estado de São Paulo.
O desassoreamento é uma das formas mais eficientes de evitar enchentes e alagamentos durante o período mais chuvoso do ano. O próximo curso d´água a ser atendido será o Rio Jundiaí, em um trecho de 2 mil metros.
A Secretaria pede ainda que a população evite o descarte irregular de lixo – além de crime ambiental, isso pode obstruir as bocas de lobo e causar alagamentos na cidade. Denúncias deste tipo de comportamento podem ser feitas pelo telefone 153.