COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Sem Categoria » CARAGUATATUBA: FISCALIZAÇÃO INTERDITA ESTABELECIMENTOS E DESCARTA MAIS DE 100 LITROS DE BEBIDAS IRREGULARES
Anuncie Conosco

CARAGUATATUBA: FISCALIZAÇÃO INTERDITA ESTABELECIMENTOS E DESCARTA MAIS DE 100 LITROS DE BEBIDAS IRREGULARES

Ação conjunta da Vigilância Sanitária, Urbanismo e Polícia Militar combateu comércio de produtos adulterados e sem procedência

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realizou, entre os dias 2 e 5 de outubro, uma operação de fiscalização em 16 estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município. A ação, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar, resultou na inutilização e descarte de mais de 100 litros de bebidas sem procedência.

O objetivo foi prevenir a comercialização de produtos adulterados ou clandestinos, que representam risco grave à saúde pública. A operação segue as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, que alerta para o perigo do metanol, substância tóxica usada em solventes industriais e que pode estar presente em bebidas falsificadas.

A intoxicação por metanol pode causar cegueira permanente ou morte. Os sintomas iniciais incluem tontura, náuseas, dor abdominal e confusão mental, podendo evoluir para perda de visão e coma.

Como parte das ações preventivas, servidores da Vigilância Sanitária participarão, nesta terça-feira (7), de um treinamento nacional sobre identificação de bebidas falsificadas, promovido pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Procon-RJ e Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro.

A operação também contou com o trabalho da Secretaria de Urbanismo, que interditou cinco estabelecimentos por funcionamento irregular ou falta de documentação. As ações seguem o Código de Posturas do Município (Lei nº 1.144/80, atualizada pela LC nº 127/23) e reforçam o compromisso da administração com a segurança e saúde da população.

Anuncie Conosco