Filme do diretor J Valpereiro retrata tradição dos pescadores do bairro São Francisco e será exibido em evento no Rio de Janeiro que discute a relação das comunidades com o mar.
O documentário São Pedro Pescador, dirigido por J Valpereiro, morador de São Sebastião, foi selecionado para o Festival Internacional de Documentários de Niterói – Visões do Mar, que acontece de 18 a 26 de novembro, em Niterói (RJ). A produção foi escolhida entre mais de 250 obras inscritas de 16 países.
O filme mostra a procissão de São Pedro Pescador, uma das mais tradicionais celebrações do bairro de São Francisco, onde pescadores enfeitam seus barcos com flores e fitas e levam a imagem do santo até o meio do canal de São Sebastião. A obra também relaciona essa devoção a outras comunidades de origem portuguesa, como em Moçambique e Malaca (Malásia).
No bairro caiçara, a novena e a recepção da imagem do santo nas casas de pescadores mantêm viva uma tradição que une fé, cultura e identidade local.
O festival reúne documentários que abordam mudanças climáticas, racismo ambiental, povos tradicionais e a preservação dos oceanos, trazendo as vozes de pescadores, marisqueiras, indígenas, cientistas e ambientalistas.
O evento é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de Niterói, com produção da plataforma Bombozila.com e apoio da Política Nacional Aldir Blanc.