Ação inclui atualização de cadernetas e terá “Dia D” em 18 de outubro nas UBS
A partir da próxima segunda-feira (6/9) até 31 de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza a Campanha de Vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos e promove a atualização de cadernetas vacinais para menores de 15 anos.
As ações serão reforçadas em escolas públicas, particulares e faculdades. Quando houver oportunidade, os estudantes poderão ser imunizados mediante apresentação da declaração de consentimento assinada pelos pais ou responsáveis.
No dia 18 de outubro, será promovido o “Dia D” da vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, exceto a UBS Tabatinga. Para atualização da caderneta será obrigatória a apresentação do documento.
Segundo a Secretaria de Saúde, a caderneta de vacinação é o registro oficial do histórico de doses recebidas e garante que o esquema vacinal esteja completo. No caso dos adolescentes, a atualização é essencial porque muitas vacinas têm reforços nessa faixa etária.
A imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano) é prioridade da administração. O vírus, transmitido principalmente por via sexual, está relacionado a lesões e tipos de câncer. A vacinação precoce aumenta a eficácia da proteção, motivo pelo qual a estratégia foca adolescentes antes da maior exposição ao vírus.v