São Caetano do Sul alcançou um marco histórico: durante o mês de julho, a cidade não registrou nenhum roubo de veículo. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo na última sexta-feira, dia 29, refletem um avanço significativo nas políticas de segurança do município.
O prefeito Tite Campanella comemorou a conquista, destacando a importância do apoio à segurança pública e ao trabalho das forças de segurança. “Encerrar o mês sem nenhum roubo de veículo é motivo de orgulho e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Além de zerar os registros de roubo de veículos, São Caetano também não teve casos de homicídios dolosos e reportou quedas em outros indicadores criminais, como furto de veículos (41,7%), roubos – outros (43,14%) e lesão corporal dolosa (37,5%).
Essas estatísticas coincidem com o primeiro mês de funcionamento do Smart Sanca, o Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura, que conta com mais de 500 câmeras integradas a um sistema de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. Desde a sua inauguração, o Smart Sanca ajudou na prisão de 39 procurados pela Justiça.
O secretário de Segurança da cidade, Lourival dos Santos Silva, ressaltou a eficácia da integração entre as forças de segurança: “Em São Caetano, todas as forças atuam em conjunto em prol do morador da nossa cidade.”
A Prefeitura também planeja expandir o Smart Sanca, com a aquisição de mais 153 câmeras e a instalação de 51,5 km de fibra óptica, visando ter uma câmera em cada rua e cruzamento da cidade. Além disso, a Guarda Civil Municipal foi modernizada com a entrega de novas pistolas Glock e câmeras corporais, aumentando a transparência nas abordagens e a segurança jurídica dos agentes e da população.
Com essas iniciativas, São Caetano do Sul se consolida como uma cidade mais segura e inteligente, promovendo o bem-estar de seus cidadãos.