Estrutura vai reduzir tempo de resposta em ocorrências no mar e ampliar segurança nas praias
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou na quinta-feira (14) a construção da nova Base dos Bombeiros Guarda-Vidas e do Pelotão de Bombeiros Náutico. O espaço reunirá efetivo terrestre e marítimo em um único ponto, ampliando a rapidez nos atendimentos.
Atualmente, grande parte das ocorrências náuticas registradas pelo pelotão de São Sebastião acontece em Ilhabela, que possui mais de 40 praias, muitas de difícil acesso. Com a nova base, resgates no mar, salvamentos em praias isoladas e apoio a comunidades tradicionais terão resposta mais ágil. A estrutura também atenderá o canal de navegação e o Porto de São Sebastião.
O efetivo contará com 5 bombeiros militares na Estação de Bombeiros Guarda-Vidas, além de 20 guarda-vidas contratados pela Prefeitura. Já o Pelotão Náutico terá 14 bombeiros militares, que atuarão em regime 24×48, com embarcações modernas disponíveis em tempo integral.
A Prefeitura ficará responsável por fornecer infraestrutura, viaturas e espaço de treinamento. “Estamos trazendo para Ilhabela uma estrutura que vai salvar vidas, com mais rapidez e eficiência. É fruto de união, planejamento e visão de futuro”, disse Colucci, que agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, pelo apoio.