A nova linha 16-Violeta do metrô de São Paulo, que ligará a estação Oscar Freire, na zona oeste, até Cidade Tiradentes, na zona leste, promete reduzir o tempo de deslocamento para apenas 30 minutos. Essa nova rota passará nas proximidades de importantes parques da cidade, como o Ibirapuera, da Independência e da Aclimação, oferecendo uma alternativa de transporte mais rápida e acessível para os moradores da capital.
No entanto, a realidade é que a linha ainda está longe de se tornar uma realidade. A previsão do governo paulista indica que o contrato com a empresa vencedora do leilão de concessão responsável pela execução das obras e pela operação da linha deve ser firmado apenas no segundo semestre de 2026. Somente após essa etapa será possível iniciar a construção.
A gestão estadual informou que a companhia contratada terá um prazo de oito anos para concluir as obras da linha e mais 22 anos para a administração e operação do ramal. A expectativa é que, assim que a nova linha entre em funcionamento, não só agilize o transporte na cidade, mas também promova um impacto positivo na mobilidade urbana de São Paulo.