Piloto relata aproximação de drone “próximo à asa” e operações ficam paralisadas por quase duas horas
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve suas operações de pouso suspensas na noite desta quarta-feira (11), após a presença de drones ser detectada por pilotos em aproximação à pista. A primeira ocorrência foi registrada às 21h27, pelo voo Gol 2127, segundo o site especializado Aeroin.
Um vídeo publicado pela página Aviação Guarulhos JPD mostra a conversa entre pilotos e a torre de controle. “Tem um cara com um drone ali, está bem perto da curta final, logo à direita do eixo. Ele passou à nossa direita, bem perto da asa. Achei que teria que arremeter”, relatou o comandante. Em seguida, a torre confirmou a suspensão da aproximação: “Foi reportado um drone, vou ter que iniciar arremetida”.
Dez minutos depois, funcionários da torre também conseguiram localizar o drone com auxílio de binóculos. Um helicóptero em voo ofereceu ajuda para localizar o equipamento. “A gente consegue ir de boa em cima dele”, afirmou o piloto. A proposta foi avaliada pela administração do aeroporto.
Outro helicóptero, desta vez da Polícia Militar, sobrevoou a área a partir das 23h e identificou drones nas proximidades da cabeceira da pista 28. As operações só foram retomadas parcialmente às 23h17, mas voltaram a ser suspensas às 23h28, por 11 minutos. O aeroporto foi completamente reaberto às 23h18, após o helicóptero Águia não encontrar mais drones ativos.
Imagens das câmeras de segurança e de voos mostram o movimento interrompido e filas de aeronaves aguardando liberação nas pistas. A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, confirmou que os pousos foram suspensos por segurança.
A atuação irregular de drones nas imediações de aeroportos representa grave risco à aviação civil e é crime previsto no Código Penal, além de violar regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Polícia Federal deve investigar o caso.