Reportagem especial do jornal Download da Guardiã questiona o prefeito reeleito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), sobre a instalação, na cidade, do Instituto Federal (projeto educacional do governo federal para formar os jovens para o mercado de trabalho).
No primeiro semestre do ano passado, quando fazia campanha à sua reeleição, Marcelo Oliveira afirmou que as aulas no Instituto Federal poderiam começar ainda no 2º semestre de 2024.
Neste mês de maio de 2025, a reportagem da Guardiã já questionou duas vezes a Secretaria de Comunicação do prefeito Marcelo Oliveira, que até o fechamento dessa reportagem não explicou por que o Instituto Federal de Mauá ainda não começou a formar os jovens da cidade.
Confira a seguir as perguntas que o governo de Mauá tem se esquivado de responder sobre o projeto do Instituto Federal. A Guardiã da Notícia seguirá questionando o governo de Mauá sobre o Instituto Federal e vários outros temas que são do interesse da população.
Vale acrescentar que, além de prejudicar a cidade e o povo de Mauá (ao não entregar o que prometeu e ao fugir da imprensa), Marcelo Oliveira também pode estar prejudicando o projeto para a reeleição do presidente Lula em 2026.
Perguntas não respondidas
1 – As aulas no Instituto Federal foram iniciadas em 2024? Em prédio locado ou imóvel da prefeitura de Mauá?
2 – Se as aulas ainda não foram iniciadas qual é o motivo do atraso? E em qual data deverá ser feito o 1º processo seletivo para os cursos do Instituto Federal em Mauá? Quais serão os cursos?
3 – Uma eventual demora para a definição do local, poderá inviabilizar a autorização do governo federal para que o Instituto Federal seja instalado em Mauá?